Os Príncipios do Taekwondo

Aqui fica uma definição dos princípios do Taekwondo e da sua aplicação na vida diária do praticante.

CORTESIA

A Cortesia deve estar sempre presente nas relações do praticante com terceiros. Representa o respeito pelo próximo, a modéstia, o humanismo e a delicadeza. Ser Cortês significa ser atencioso, delicado e interessado pelo bem-estar dos outros. Este tipo de comportamento deve propagar-se não só nas relações Praticante - Mestre, mas também na relação com todos aqueles com os quais o praticante se relaciona.

INTEGRIDADE

Ser integro deve ser uma das qualidades do praticante de Taekwondo. A integridade passa por fazer no dia a dia aquilo que está correto numa perspetiva social, nunca prejudicando terceiros com as nossas ações. É necessário que este se comporte com responsabilidade e sentido de justiça, mantendo uma autocrítica constante e severa. Apenas quando o estudante se conhecer a si próprio conseguirá superar-se e conhecer os outros.

PERSEVERANÇA

O praticante deve a todo o momento ser capaz de dizer “vou conseguir mais”. Nunca deve desistir perante as dificuldades, encarando cada uma como uma nova oportunidade de dar o melhor que existe em si. Apenas deste modo conseguirá evoluir. Como Modalidade Olímpica que o Taekwondo é, devemos agora também defender a máxima dos Jogos Olímpicos:“Faster, Higher and Stronger” (mais rápido, mais alto e mais forte).

AUTO-DOMÍNIO

A capacidade de execução de uma técnica está intimamente ligada com a capacidade de a controlar. O praticante de Taekwondo é treinado para reagir a qualquer momento com elevados níveis de eficiência e eficácia. No entanto, deve ser capaz de controlar essa reação sempre que necessário. Para além do físico deverá ser também capaz de controlar as suas emoções e sentimentos, atuando a todo o momento de forma modesta, humilde e sincera.

ESPIRITO INDOMÁVEL

O praticante deve desenvolver o seu espirito como uma arma capaz de o motivar na perseguição dos seus objetivos. Uma pessoa possuidora de um espírito forte deve em qualquer circunstância manter a via escolhida sem hesitações e sem receios, lutando até ao fim pelos princípios que norteiam a sua vida. Nada conseguirá vencer um praticante de Taekwondo com um espirito determinado a vencer. No entanto, deverá tomar sempre as opções corretas não usando esta capacidade para prejudicar terceiros.

Informações adicionais