As Graduações de Taekwondo

Aqui fica a estrutura das graduações de Taekwondo, as cores dos cintos kup e o significado dessas cores.




10º e 9º Kup

(Branco e Branco/Amarela)
"A pureza e a inocência" (a semente)
Representa o início da aprendizagem do Taekwondo, onde o aluno que se encontra desprovido do conhecimento, terá o primeiro contacto com a arte e com seus princípios básicos, tais como: disciplina, respeito, cortesia, humildade, perseverança e auto domínio.





8º e 7º Kup

(Amarelo e Amarelo/Verde)
"A riqueza" (a terra)
Representa o início da adaptação do aluno no Taekwondo, é simbolizado pela terra, onde a planta brota e finca sua raiz, é o começo de seu desenvolvimento técnico e táctico, assim como de uma gama de princípios que irão ser adquiridos.



6º e 5º Kup

(Verde e Verde/Azul)
"O crescimento" (a planta)
Representa o crescimento físico, mental e espiritual, é o início da destreza que começa a surgir no aluno, onde além do aprimoramento de todos os seus conhecimentos, é fundamental que o aluno esteja ciente do espírito do Taekwondo. É uma etapa de amplo crescimento do seu conhecimento. 



 

4º e 3º Kup

(Azul e Azul/Vermelha)
"A liberdade" (o céu)
Simbolizada pelo céu, para onde a planta se dirige; a liberdade de utilizar, com raciocínio e criatividade tudo o que foi aprendido. Representa o amadurecimento do aluno. 





2º e 1º Kup

(Vermelho e Vermelho/Negra)
"Alerta" (o sol)
Assim como o sol é responsável pela vida no universo, nesta fase o aluno torna-se responsável por todos na sua academia. Os seus conhecimentos adquiridos e aperfeiçoados representam uma parte da própria academia. Portanto é uma fase de alerta sobre seus actos e comportamentos, o aluno tem que ter a consciência das suas técnicas e do poder que elas têm, e por isso, é fundamental que este saiba porque, como, quando e para que usá-las, tendo em vista a sua grande responsabilidade.



1º a 10º Dan

(Negros)
"Sabedoria e conhecimento" (o universo)
É o oposto ao branco, o alcance da maturidade e do conhecimento, é o crescimento intelectual e espiritual do aluno, é a consciência de que o Taekwondo é muito mais do que uma simples luta, se confunde com a sua própria vida através dos seus princípios e atitudes.
 

Informações adicionais